Fábulas em sombras chinesas
Fábulas em sombras chinesas.
Título ou designação: Fábulas em sombras chinesas
Público-alvo: Crianças do Ensino Pré-escolar ou do 1.º Ciclo
Objectivos:
- Promover (o gosto pel)a leitura,
- Estimular os sentidos,
- Sensibilizar para as artes visuais,
- Conhecer o conceito de «fábula» e o seu papel na formação pessoal e social;
- Promover a reflexão sobre a resolução de problemas sem violência; sobre a ponderação, a inteligência e a entre-ajuda,
- Enriquecer o vocabulário.
Materiais necessários:
- 1 livro de uma fábula (p. ex. «Chibos Sabichões», de Olalla González e Frederico Fernández).
- Cartolina preta,
- Tesoura,
- Lápis,
- Projector ou candeeiro,
- Postes/suportes e corda ou suporte de cabides (como os de bastidores ou lojas),
- Lençol branco de cambraia (tecido fino).
Duração: 45 minutos
Local / espaço: Biblioteca, sala de aulas, sala de teatro, …
Descrição das etapas e procedimentos:
- Esta atividade requer 2 animadores: um para manipular as figuras e outro para narrar a história.
- Desenhar, em cartolina preta, figuras do livro escolhido.
- Recortar essas figuras.
- Colar um arame ou pau fino às figuras recortadas, para as segurar.
- Montar os suportes para o lençol.
- Pendurar o lençol branco.
- Acender, atrás do lençol, um candeeiro ou projetor e fazer o foco incidir no centro da “tela”. Deixar uma zona escura em baixo, para os animadores da leitura ficarem escondidos.
- Convidar as crianças a sentarem-se “em plateia”.
- Indagar as crianças acerca da história da animação e do teatro.
- Contar que alguns estudiosos acreditam os bonecos animados foram inventados na China há dois mil anos e que o primeiro tipo de boneco utilizado para teatro “nasceu” também lá, há cerca de mil anos.
- Escurecer a sala.
- Encostar à “tela” as figuras recortadas, segurando-as pela ponta do arame ou pau, sem deixar a mão chegar à zona da tela branca; pretende-se que se veja, do lado da plateia, apenas as figuras e não as mãos do animador.
- Narrar a história com expressividade, mudando a voz conforme as personagens, abrandando e acelerando o ritmo conforme a intensidade das cenas; em simultâneo, manipular as figuras recortadas em coordenação com as cenas narradas.
- No fim da animação, iluminar a sala e sentar-se junto das crianças.
- Exibir o livro que inspirou a animação acabada de realizar, revendo excertos-chave e desafiando à reflexão.
- Indagar as crianças acerca da palavra fábula. Explicitar o significado de «fábula» e a usa intenção.
- Promover o debate acerca da mensagem/lição da fábula acabada de ouvir/ler.
Observações: Estudiosos da «Suggestopedia» crêem que o ambiente escuro suscita a reflexão e auxilia na aprendizagem. As fábulas são uma boa escolha para estes objetivos, pois contêm uma lição moral.
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