terça-feira, 1 de dezembro de 2009

6.ª Sessão - MAABE - Metodologias de operacionalização (Conclusão)

As tarefas desta sessão foram trabalhosas mas pertinentes, pois permitiram-me verificar que existem, ao mesmo tempo,  coincidências e desarticulações entre a avaliação da Biblioteca Escolar e as premissas da Inspecção Geral de Educação.

A existência de uma escola e de uma Biblioteca Escolar (BE) justificam-se genericamente por, pelo menos, um motivo comum: a promoção da educação da sociedade. Para tal, o trabalho a desenvolver pretende a consecução de objectivos, a avaliar no fim de cada ano lectivo.


Apesar da aparente convergência que existe na essência e nos objectivos da escola e da Biblioteca Escolar, a verdade é que se verifica alguma divergência no que respeita à avaliação dessas estruturas.

As parcas referências de muitas escolas à BE nos relatórios de avaliação externa levam a concluir que, nessas escolas pouca atenção é dada a este serviço que considero fundamental para o processo de ensino/aprendizagem. Ou as BE articulam pouco com as restantes estruturas das escolas, ou o seu trabalho não é reconhecido, sendo certo que qualquer destes cenários será merecedor de urgente transformação, a bem da educação dos alunos e da melhoria da sociedade.
6.ª Sessão - Tarefa 1

6.ª Sessão - Tarefa 2

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